Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de julho de 2010

EU E A VIZINHA

 
      -Qual é o segredo daquela mulher? De onde veio? Como chegou aqui?
Estas eram algumas perguntas que eu me fazia a respeito daquela minha nova vizinha. Ninguém a conhecia direito, todos gostavam dela, mas ela... Se revelava aos poucos. Era muito misteriosa.
Quando a gente pensava que já tinha se surpreendido o bastante era justamente aí que ela novamente nos deixava de bocas abertas.
O seu mistério me fascinava. Eu queria saber o porquê de tanta simplicidade, como que ela conseguia ser tão acolhedora e ao mesmo tempo tão misteriosa!?
Não conseguia ficar muito tempo sob seu olhar. Pois era como se ela tentasse vasculhar a minha vida. Talvez ela achasse que poderia me conhecer olhando nos meus olhos. Ah! Sei lá. A única coisa que tenho certeza é que ela me deixava toda desconcertada com esta atitude.
Pois é! Como nada em nossas vidas acontece por acaso e mais cedo ou mais tarde nós acabamos compreendendo as coisas que nos acontecem. Eu acabei me tornando amiga da Vizinha. Sim! Amiga da Vizinha misteriosa 
E acabei descobrindo que na realidade ela não tinha nada de misterioso eu que a imaginei assim. Na realidade eu não soube lidar com o seu jeito reservado der ser. Nem todo mundo sai por ai contando sua vida para o mundo. E a Vizinha era uma dessas pessoas.
Mas mesmo assim. Ela continua me surpreendendo. Agora mais perto de sua pessoa e tendo um pouco mais de intimidade com ela fica até mais fácil, porém nunca deixa de ser surpresa. Ela ensina por ações, ensina com um olhar, e por que não, com palavras?!
Ela não é perfeita. Ela é a vizinha!
Mas de todas as coisas que tenho aprendido com ela, uma me chamou a atenção e é simplesmente o fato de valorizar as pessoas por aquilo que elas são.
Vejam bem! A vizinha, como já disse não é perfeita, mas uma particularidade sua me chamou a atenção. Será que ela é especial por isso? Será que ela é a única pessoa que possui qualidades no mundo? NÃO! 
Eu era quem não enxergava a beleza que existe nas pessoas com as quais convivo. Quantas pessoas reservadas já passaram pela minha vida! Quantas pessoas misteriosas! Quantas pessoas...
 Eu simplesmente as ignorei. Não as vi passar. É... Acho que a vizinha está sendo importante sim, na minha vida.
Ela não é como as outras pessoas que conheço. Já viu aquelas pessoas que estão satisfeitas com tudo o que têm e  fazem por prazer aquilo que para outros não passam de obrigações? Se você já viu parabéns és um felizardo, porque este tipo de pessoa quase não mais existe. 
 Violando todas as 'regras' entra a vizinha. Ela é assim.  E o melhor de tudo é que ela não critica quem não faz as mesmas coisas que ela, mas pelo contrário ela te convence de que a maneira dela de ver e fazer as coisas é melhor, é saudável, prazeroso e tudo o que você possa estar imaginando de bom.
Não é o máximo conviver com pessoas iguais à vizinha?
Tenho certeza que sim.  Melhor do que conviver com pessoas assim é ser uma pessoa assim. 
Não! Não! Pelo amor de Deus não copie as pessoas, reproduza atitudes que forem produtivas. faça das pessoas uma fonte de pesquisa.
Foi isso que eu fiz com a vizinha e acho que foi por este motivo que ela se tornou especial para mim. Não a quero copiar, não quero que exista no mundo duas pessoas iguais à vizinha, mas quero que exista no mundo pessoas com consciência do importante papel que representam na sociedade. Afinal de contas todo o Ser humano é uma fonte de conhecimento.

Pesquise seu vizinho!!!                                                                             

Nenhum comentário: